O primeiro túnel que conecta a Áustria e a Itália sob os Alpes foi perfurado cerca de 1,4 km abaixo do Passo do Brennero, que forma a fronteira entre os dois países.
Quando concluído, o túnel conectará as cidades de Fortezza, na Itália, a Innsbruck, na Áustria, transportando trens de passageiros a velocidades de até 250 km/h, reduzindo o tempo de viagem entre as duas cidades de 80 minutos para 25.

A Webuild está construindo o túnel no lado italiano usando a máquina de perfuração de túneis “Flavia”.
O Túnel de Base do Brenner, com 64 km de extensão, será o túnel ferroviário mais longo do mundo, completando uma ligação ferroviária que vai de Helsinque, Finlândia, a La Valletta, Malta.
Fará parte do Corredor Escandinavo-Mediterrâneo da Rede Transeuropeia de Transportes, também conhecida como RTE-T.

Pietro Salini, diretor executivo da Webuild, disse: “Escavamos sob os Alpes, superando condições geotécnicas extremas graças à adoção de soluções tecnológicas avançadas, garantindo ao mesmo tempo segurança e sustentabilidade em todas as etapas.
“O túnel que hoje une a Itália e a Áustria representa a habilidade da indústria de infraestrutura da Itália na construção de projetos estratégicos para um futuro mais verde na mobilidade na Europa.”
Fonte: Global Construction Review

