A fase de impressão 3D do maior projeto de habitação impressa da Europa foi concluída em Holstebro, no oeste da Dinamarca.
Denominado “Skovsporet” (a trilha na floresta), o projeto compreende 36 apartamentos estudantis com áreas entre 40 e 50 metros quadrados, distribuídos em seis edifícios, com uma área total construída de 1.654 metros quadrados.
As estruturas foram impressas por uma equipe de três pessoas da construtora dinamarquesa 3DCP Group, utilizando as impressoras Bod3 da Cobod, a pedido da organização de habitação popular NordVestBO. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório dinamarquês Saga Architects.
Eles utilizaram o sistema de trilhos da Bod3, que permitiu à impressora imprimir longas seções de parede sem interrupções.
A impressora extrudou concreto D.fab com Futurecem, um cimento de baixo carbono da Aalborg Portland, na Dinamarca.

Os canteiros de impressão foram posicionados entre as árvores do local, ajudando a preservar 95% delas.
Localizados perto do campus Holstebro da VIA University College, cada um dos apartamentos contará com cozinha, área de estudo, sala de estar, banheiro e cama de casal.
As estruturas são projetadas para tetos inclinados com grandes janelas no telhado para entrada de luz natural.
Os seis edifícios estão dispostos em torno de um pátio comum, com jardins paisagísticos, trilhas para caminhadas e estacionamento para bicicletas nas proximidades.

Mikkel Brich, cofundador do 3DCP Group, disse: “Skovsporet provou que a impressão 3D na construção civil pode atender aos rigorosos requisitos de habitações subsidiadas, oferecendo alta precisão e produtividade.
“À medida que aprofundávamos nosso conhecimento da tecnologia, aumentávamos a produtividade de um edifício para o outro e estamos confiantes de que podemos construir ainda mais rápido em projetos futuros.”
Fonte: Global Construction Review

