O megaprojeto polonês Centralny Port Komunikacyjny (CPK) busca um empreiteiro para fornecer elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes em seu novo aeroporto.
O contrato a ser concedido em 2026 inclui o projeto, fornecimento, instalação, comissionamento e manutenção de mais de 500 dispositivos de transporte de curta distância para manter passageiros e cargas em movimento pelo terminal, píeres, estações ferroviárias e centro de intercâmbio.
A licitação também abrange equipamentos na torre de controle de tráfego aéreo e outros edifícios nas áreas do lado ar e terra. O vencedor também será responsável pela contribuição técnica para os projetos de execução, desenhos detalhados da oficina e modelos de equipamentos.
O vencedor operará e manterá o sistema após a abertura do CPK. A instalação deverá ser concluída até novembro de 2026. A CPK já havia lançado licitações para um parceiro de entrega e um contratante para construir o terminal de 450.000 m² , para o qual cinco equipes foram selecionadas .
Com inauguração prevista para 2032, o aeroporto projetado pela Foster + Partners e Buro Happold será a base do projeto mais amplo do CPK, que visa reformular o transporte na Polônia com o aeroporto, melhorias nas rodovias e 2.000 km de trens de alta velocidade.
O objetivo é fazer com que todas as principais cidades polonesas fiquem a no máximo 2,5 horas de viagem do novo aeroporto, que ficará localizado a cerca de 50 km a oeste de Varsóvia. A construção do terminal de passageiros do CPK deve começar em 2026 com as fundações e entrar em operação em 2032.
A estação ferroviária subterrânea deverá ser concluída até 2029, com a primeira seção ferroviária de alta velocidade conectando Varsóvia e Łódź prevista para ser inaugurada em 2032.
Fonte: Global Construction Review

