A construção do The Sax, um empreendimento residencial em formato de saxofone em Rotterdam, foi iniciada e é considerada pela MVRDV como a “área mais densamente povoada da Holanda”.
O Sax terá 916 apartamentos distribuídos em duas torres: a “Havana”, com 180 metros de altura e 55 andares, e a “Philadelphia”, com 82 metros de altura e 26 andares, interligadas por uma estrutura horizontal de vigas douradas que abriga seis andares de unidades residenciais e um terraço na cobertura com 100 metros de altura para os moradores.
Localizado no bairro de arranha-céus Wilhelminapier, em Roterdã, o edifício tem um design que lembra um saxofone.
Das 916 unidades, 822 são para aluguel e 94 estão à venda. 458 das unidades são consideradas acessíveis para moradores de Rotterdam com renda média.
A MVRDV descreve- o como um “bairro residencial vertical”.
Haverá vagas para 1.800 bicicletas, um estacionamento automatizado com 330 vagas e 1.200 m² de restaurantes, lojas, instalações comerciais, esportivas e comunitárias.
Jacob van Rijs, fundador da MVRDV, disse: “Acima de tudo, o The Sax será um edifício vibrante e distinto, que será uma bela adição à paisagem urbana do cais.
“Os diferentes ângulos permitirão que a luz incida de forma diferente na fachada metálica, fazendo com que o edifício mude de cor ao longo do dia. A transição gradual de baixo para cima torna o The Sax, apesar do seu tamanho, robusto e suave ao mesmo tempo – tal como um músico pode tanto tocar saxofone com virtuosismo como tocá-lo de forma subtil e suave.”
O escritório MVRDV projetou o edifício para as construtoras BPD e Synchroon. A conclusão do The Sax está prevista para 2030.
Fonte: Click Petróleo e Gás