Prevendo o crescimento da demanda impulsionado pelos data centers, a espanhola Ferrovial investirá US$ 355 milhões na construção e operação de uma usina solar fotovoltaica de 250 MW em escala industrial no Condado de Milam, Texas.
Quando estiver concluído em 2027, espera-se que ele contribua com 450 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade por ano para a rede elétrica do Texas, o suficiente para abastecer cerca de 43.000 residências.
A Administração de Informação de Energia dos EUA define uma usina solar de grande porte como tendo capacidade de geração de pelo menos 1 MW.
Até agora neste ano, no Texas, 10 dessas usinas entraram em operação, variando em capacidade de 4 MW até a usina Hornet Solar de 600 MW no Condado de Swisher, a maior do estado até agora, de acordo com a empresa de pesquisa Cleanview .
“À medida que os data centers se multiplicam e as necessidades energéticas continuam a aumentar, esta instalação trará valor duradouro para a região, criando empregos, apoiando serviços locais e fortalecendo a confiabilidade energética”, disse María José Esteruelas, presidente-executiva da Ferrovial Energy.
A construção está programada para começar nos próximos meses, criando quase 300 empregos durante a fase de construção.
A empresa começou a construir sua primeira usina solar de desenvolvimento próprio no Texas em maio do ano passado.
Esta usina de 257 MWdc no Condado de Leon está programada para começar a gerar energia em 2026.
Fonte: Global Construction Review