...

Começa a construção do maior aeroporto da África

por Blog do Canal

Começou a construção do Aeroporto Internacional de Bishoftu, na Etiópia, descrito como o “maior projecto de infra-estruturas de aviação na história de África” pelo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, numa declaração no X.

O aeroporto está localizado a 40 km a sudeste da capital, Adis Abeba, a uma altitude de 1.910 m.

A primeira fase do projeto deverá ser concluída até 2030, com capacidade para 60 milhões de passageiros por ano. Estima-se que esta fase custará US$ 12,5 bilhões, segundo o Ethiopian Airlines Group.

A primeira fase do aeroporto será projetada por uma equipe com sede no Reino Unido, formada pelas empresas Zaha Hadid Architects e Pascall+Watson Architects.

Anteriormente, o projeto foi avaliado em US$ 10 bilhões pelo Banco Africano de Desenvolvimento, que prometeu “apoio abrangente” em 2025.

Quando estiver totalmente concluído, o aeroporto terá capacidade para receber 110 milhões de visitantes e 3,73 milhões de toneladas de carga por ano. Contará com quatro pistas e estacionamento para 270 aeronaves.

Estima-se que 80% dos passageiros farão conexão em outros voos no aeroporto, que construiu um hotel com 350 quartos para acomodar os visitantes.

Uma ferrovia de alta velocidade de 38 km também será construída, além de uma rodovia de várias faixas ligando o aeroporto a Addis Abeba.

Imagem cedida por X-Universe/Zaha Hadid Architects

Mesfin Tasew, CEO do Ethiopian Airlines Group, afirmou : “Ao celebrarmos 80 anos de serviço, este projeto representa mais um marco, reforçando nosso compromisso em moldar o futuro da indústria de transporte aéreo africana, ao mesmo tempo que apoiamos a crescente demanda por nossos serviços de passageiros e carga.

“O Aeroporto Internacional de Bishoftu representa um passo importante para colmatar a lacuna infraestrutural em África e é um interveniente fundamental na implementação da Área de Comércio Livre Continental Africana.”

Adis Abeba é servida pelo Aeroporto Internacional de Bole, inaugurado em 1962 e ampliado pela China Communications em 2018. Ele tem capacidade anual para cerca de 22 milhões de passageiros, mas uma projeção de aumento anual de 6% no número de turistas significa que essa capacidade será atingida em breve. O Aeroporto Internacional de Bishoftu terá quatro vezes o seu tamanho.

Você pode se interessar por