Começou a construção do sistema de monotrilho AirTrain de US$ 3,5 bilhões no Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova York, realizado em nome da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
A ferrovia elevada de 4 km substituirá o sistema existente, em uso desde 1996 e que não pode mais ser expandido ou modernizado. O novo AirTrain aumentará a capacidade diária de passageiros de 33.000 para 50.000 e incluirá três novas estações.
Em maio de 2024 , Parsons foi nomeado projetista de guias e estações do AirTrain, enquanto a Stantec foi selecionada em julho para projetar uma instalação de manutenção e controle de 6.500 metros quadrados, bem como conectores para pedestres. Em novembro , uma joint venture entre a Tutor Perini e a O&G Industries conquistou um contrato de projeto e construção de US$ 1,1 bilhão — posteriormente aumentado em cerca de 75%, para US$ 3,5 bilhões, supostamente devido a atrasos relacionados à pandemia, desafios na cadeia de suprimentos e riscos de mercado.
A nova rota eliminará a atual caminhada de 15 minutos entre a estação AirTrain e o Terminal A, com uma nova parada planejada ao lado do Terminal B.
“O Aeroporto de Newark é a porta de entrada para nossa região – e modernizar o sistema AirTrain faz parte do nosso compromisso de reinventar um aeroporto de classe mundial que seja digno do nosso estado”, disse o governador de Nova Jersey, Phil Murphy.
“Com base na transformação do Terminal A, o novo sistema atenderá a um número cada vez maior de viajantes e proporcionará a experiência aeroportuária que eles merecem.”
A senadora estadual Renee C. Burgess acrescentou : “O programa de substituição do AirTrain Newark é um projeto empolgante e muito necessário que melhorará a experiência dos passageiros, funcionários do aeroporto, proprietários de pequenas empresas e da comunidade em geral”.
O novo AirTrain está programado para começar a operar em 2030.
Fonte: Global Construction Review