O escritório de arquitetura Foster + Partners, com sede no Reino Unido, está trabalhando em conjunto com o Ministério dos Transportes de Angola em um plano diretor para a Aerotrópolis Icolo e Bengo, de 13.480 hectares, que será construída ao redor do recém-concluído Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado a 40 km a leste de Luanda, capital de Angola.
O projeto contemplará três distritos: uma área comercial e cultural com arranha-céus ao norte, um distrito voltado para a hotelaria ao sul, com resorts, hotéis e instalações esportivas com vista para o Parque Nacional de Quisama adjacente, e um bairro de pesquisa e inovação com edifícios baixos a oeste, que será conectado a um bairro residencial já existente.
O trio será interligado por um circuito verde de 43 km de extensão, que estará conectado a serviços de transporte público, como ônibus, bondes e ciclovias.
O caminho verde também servirá para drenar a água da chuva, afastando-a do empreendimento em direção ao rio Kwanza.
O traçado urbano do empreendimento será alinhado com as pistas do aeroporto e com a direção predominante dos ventos para aumentar a ventilação natural e reduzir as temperaturas. Serão instalados 3 km² de painéis fotovoltaicos ao longo das pistas do aeroporto.
Gerard Evenden, chefe de estúdio da Foster + Partners, disse: “O novo aeroporto funciona como um catalisador para a cidade do futuro, que será um novo e próspero centro de negócios, educação e hotelaria, integrado à incrível paisagem de Luanda.
“Nosso plano diretor foi concebido de forma holística para trazer negócios para a capital, criar oportunidades para a população local e atrair novos visitantes de todo o mundo.”
O projeto será construído em várias fases, sendo que a zona comercial e cultural da zona norte deverá ser concluída em primeiro lugar.
Fonte: Global Construction Review