A fabricante de materiais Paebbl e a construtora holandesa Heijmans instalaram uma ponte pedonal de 7 metros de comprimento em Rosmalen, na Holanda, que a equipe descreve como a primeira ponte do mundo construída com concreto neutro em carbono.
30% do cimento do projeto foi substituído pelo material de armazenamento de carbono da Paebbl em uma mistura de concreto composta em 75% pelo que a Paebbl chama de “matérias-primas circulares”.
Os agregados reciclados eliminaram a necessidade de areia ou cascalho primários.
A presença de biochar na mistura significa que o tabuleiro da ponte sequestrou permanentemente 66 kg de CO₂.
Em declarações à GCR , a vice-presidente de produtos da Paebbl, Ana Luisa Vaz, afirmou que seria difícil substituir mais de 30% do cimento tradicional, mantendo os requisitos estruturais.
Mas ela observou que o cimento base utilizado é um dos cimentos com menor teor de carbono disponíveis comercialmente.
Ela afirmou que a ponte “demonstra que os materiais que armazenam carbono não são apenas viáveis para usos decorativos ou não estruturais, mas estão prontos para infraestrutura real”.
Foram necessárias várias tentativas para chegar a uma mistura ideal para a ponte. A equipe está monitorando o processo para confirmar sua integridade estrutural.
Vaz afirmou que o produto pode ser fabricado em escala industrial, com plantas de demonstração e piloto já em operação. As obras para uma instalação comercial inédita estão em andamento.
A empresa também planeja expandir sua linha de materiais para armazenamento de carbono.
Fonte: Global Construction Review