Um consórcio liderado pela Laing O’Rourke e pela Aecom foi nomeado parceiro de execução para a construção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de Brisbane 2032, um projeto orçado em A$ 7,1 bilhões (US$ 4,7 bilhões).
O consórcio “Unite32” será responsável por 17 novos espaços e pela modernização dos existentes no estado de Queensland, em localidades que vão da Gold Coast, ao sul de Brisbane, até Cairns, a cerca de 1.760 km ao norte, na costa leste da Austrália.
O cliente é a Autoridade Independente de Infraestrutura e Coordenação dos Jogos (GIICA), uma autoridade estatutária do Governo de Queensland.
Os principais locais de eventos serão o novo Estádio de Brisbane, com capacidade para 63.000 pessoas, que sediará as cerimônias de abertura e encerramento e as competições de atletismo, tornando-se posteriormente o principal estádio da cidade, e o Centro Aquático Nacional, que será a sede australiana para esportes aquáticos após os Jogos, com capacidade permanente para 8.000 pessoas e 25.000 durante o torneio.
A GIICA começou a procurar arquitetos principais para esses dois espaços em setembro.
Reformulação do Parque Victoria
Eles e a Vila dos Atletas – que deverá abrigar 10.000 atletas durante as Olimpíadas e 5.000 durante as Paralimpíadas, e continuar servindo de moradia após os Jogos – serão construídos no complexo Victoria Park, em Brisbane.
Em setembro, a GIICA também nomeou a Arup, com sede no Reino Unido, como a principal contratada para o Plano Diretor do Victoria Park.
Plano de infraestrutura
Além das melhorias nas instalações, Queensland receberá um investimento de A$ 12,4 bilhões em infraestrutura de transporte, incluindo melhorias na Bruce Highway (a estrada costeira de Brisbane a Cairns), uma linha ferroviária mais rápida entre Brisbane e a Gold Coast, e a primeira fase da Direct Sunshine Coast Railway, de Beerwah a Caloundra.
A Laing O’Rourke afirmou que ela e a Aecom formaram o consórcio Unite32 há dois anos.
A dupla trabalhou junta nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
“É uma honra e um privilégio ser selecionado para trabalhar com o Governo de Queensland, a GIICA e nosso parceiro de joint venture, a Aecom, para realizar um dos eventos mais icônicos do mundo”, disse Mark Dimmock, Diretor Geral da Laing O’Rourke na Austrália.
Fonte: Global Construction Review