\

Chineses testam 1º sistema de energia eólica flutuante do mundo

Uma empresa chinesa testou em 5 de janeiro de 2026 o 1º sistema de energia eólica flutuante do mundo. O teste de 30 minutos do S2000 Sawes (Stratosphere Airborne Wind Energy System), foi realizado em Yibin, na província de Sichuan. O equipamento chegou a atingir 2.000 metros de altitude e gerou, no período, 385 kWh (quilowatt-hora).

O sistema se assemelha a um dirigível. Tem 60 metros de comprimento, 40 metros de largura e 40 metros de altura. Conta com turbinas eólicas. O projeto foi desenvolvido pela Sawes Energy Technology. A empresa já havia testado um modelo anterior em setembro de 2025, mas o novo tem maior capacidade de carga e mais resistência às condições climáticas –não está claro, no entanto, até que ponto o equipamento aguenta.

Segundo a empresa, o sistema é preenchido com hélio para flutuar, aproveitar a energia eólica e transmiti-la para o solo por meio de um cabo –há uma estrutura que fica em solo. Cada unidade do equipamento é capaz de gerar 3 MW (megawatt). Em entrevista ao site Global Times, da China, o CEO da empresa, Dun Tianrui, disse que a energia gerada em uma hora será capaz de recarregar cerca de 30 carros elétricos de 0% a 100%. A tecnologia está em fase inicial de testes e precisa ter seus resultados comprovados.  Em seu site, a Sawes sugere que seu sistema gera mais energia por ficar a uma altitude.

O Consulado Geral da China no Rio de Janeiro usou seu perfil no X em 6 de janeiro para falar do S200. Afirmou que a “tecnologia chinesa de energia eólica em grande altitude está passando da fase experimental para aplicações em escala de engenharia, abrindo novas possibilidades para geração limpa, especialmente em ambientes urbanos”.

Fonte: Poder 360

Related posts

A equipe da Zaha Hadid Architects projeta hospital modular italiano.

Laing O’Rourke e Aecom serão responsáveis ​​pela construção das instalações para os Jogos Olímpicos de Brisbane 2032

Mistura de argila de cura rápida visa construção 3D com baixa emissão de carbono