Começou a construção do campus de 30 hectares do Parque de Inovação de Inteligência Artificial (IPAI) em Heilbronn, sudoeste da Alemanha.
O local abrigará cerca de 5.000 pessoas trabalhando nas áreas de ciência, negócios e governo, com foco compartilhado no desenvolvimento de IA “inovadora e responsável”.
Projetado pelo escritório de arquitetura holandês MVRDV, o campus empresarial sem carros é organizado em um layout circular definido por dois eixos descentralizados.
A primeira fase da construção inclui um centro de comunicações cilíndrico com uma fachada reflexiva que abrigará áreas de exposição, espaços para conferências e seminários, e um edifício de restaurante de cor creme com “fachadas de gruta” laranja formando terraços.
As fases posteriores incluirão um centro de mobilidade com áreas de logística e infraestrutura centralizadas em torno de um átrio de entrada. Um laboratório residencial oferecerá escritórios e um amplo salão de laboratório, enquanto um edifício de escritórios com fachada fotovoltaica plissada contará com “salas de estar” de pé-direito duplo em cada andar.
Cada edifício foi projetado de acordo com sua função e desenvolvido utilizando a ferramenta CarbonSpace do MVRDV, que monitora o uso de carbono durante todo o processo de projeto e construção. Estruturas leves e de base biológica serão priorizadas em detrimento de alternativas com alto teor de carbono.
O campus foi projetado para atender aos padrões de certificação de sustentabilidade DGNB definidos pelo Conselho Alemão de Construção Sustentável.
“Trabalhar com IA é algo muito técnico — as pessoas passam muito tempo presas às telas. Projetamos o Campus IPAI como um contraponto a isso, com foco no bem-estar”, disse Jacob van Rijs, sócio fundador da MVRDV.
“Realizamos estudos de vento para garantir um microclima agradável nos espaços públicos, permitindo que as pessoas utilizem as instalações esportivas no local. É um projeto que realmente enfatiza a parte ‘humana’ da missão do IPAI de ser o lar global da IA humana”, acrescentou van Rijs.
O projeto está sendo desenvolvido pelo IPAI Konsortium, uma parceria entre o Estado de Baden-Württemberg, a organização sem fins lucrativos Dieter Schwarz Foundation, o Schwarz Gruppe e a cidade de Heilbronn.
A primeira fase do campus do IPAI está prevista para ser inaugurada em 2027.
Fonte: Global Construction Review