Essa medida demonstra como a cidade de Nova York está cada vez mais vinculando grandes projetos de construção a Acordos de Nível de Projeto (PLAs).
Mais de US$ 7 bilhões em obras futuras na cidade de Nova York serão cobertos por novos Acordos de Nível de Projeto (PLAs, na sigla em inglês), de acordo com um comunicado à imprensa divulgado em 24 de novembro pelo gabinete do prefeito Eric Adams, incluindo o projeto Battery Park City. Essa iniciativa é o terceiro projeto de infraestrutura de resiliência em larga escala realizado pela BPCA desde a Supertempestade Sandy, segundo um comunicado da Turner.
“Mais de US$ 7 bilhões em Acordos Trabalhistas para Projetos é o tipo de compromisso grande e ousado que Nova York precisa agora”, disse Carlo Scissura, presidente e CEO do New York Building Congress, no comunicado. “Este acordo significa projetos mais rápidos, empregos mais seguros e salários mais justos para os trabalhadores sindicalizados que constroem nossa cidade todos os dias.”
De acordo com o comunicado, o PLA (Acordo de Trabalho de Obras) foi estruturado para apoiar milhares de empregos sindicalizados e promove iniciativas como “Capacetes para Capacetes de Segurança” e “Habilidades na Construção Civil”.
“É por isso que os Acordos de Trabalho de Projeto (PLAs, na sigla em inglês), como o assinado hoje, são cruciais”, disse Gary LaBarbera, presidente do Conselho de Construção Civil da Grande Nova York, no comunicado. “Eles garantem salários justos e dignos, ambientes de trabalho seguros e caminhos mais acessíveis para a classe média para trabalhadores da construção civil.”
A Turner e a SPC, juntamente com a empresa de engenharia Arcadis, sediada em Amsterdã, a empresa de design Bjarke Ingels Group, sediada em Copenhague, e a Scape Landscape Architecture, de Nova York, estão planejando o projeto há quatro anos.
De acordo com o comunicado da Turner, o sistema de proteção costeira inclui recursos integrados de gestão de riscos de inundação, reconstrução de diques, melhoria na gestão de águas pluviais e revitalização de espaços públicos ao longo da orla de Battery Park. A nova infraestrutura protegerá a área de uma elevação projetada do nível do mar de 76 centímetros, ajudará a refrescar o ambiente durante ondas de calor e evitará o alagamento com mais de 30 centímetros de profundidade durante chuvas intensas.
Uma vez concluído, segundo as autoridades, o projeto irá remover Battery Park City da zona de inundação da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), o que significa que os proprietários de imóveis não serão mais obrigados a contratar seguro contra inundações na área.
“O projeto Battery Park City é uma empreitada gigantesca, e este acordo, aliado ao nosso modelo progressivo de projeto e construção, garante que a obra será concluída de forma eficiente e com os mais altos padrões de qualidade”, afirmou Raju Mann, presidente e CEO da Autoridade de Battery Park City, no comunicado.
Fonte: Construction Dive