\

Bairro de madeira planejado nos arredores de Amsterdã

Foram anunciados os planos para “The Erven”, um bairro de madeira com 519 casas em Hoofddorp, a 20 km a sudoeste de Amsterdã, na área de desenvolvimento de Lincolnpark.

Os edifícios com estrutura de madeira laminada cruzada serão isolados com materiais de base biológica, como palha e fibra de madeira, e revestidos com materiais naturais e reutilizados, incluindo madeira, junco, fibra de cânhamo, cal e chapas de alumínio recicladas.

Os telhados serão cobertos com telhas de junco ou madeira, muitos combinados com vegetação e painéis solares.

As fundações utilizarão concreto e cascalho reciclados, com estruturas modulares flexíveis capazes de se adaptar a usos futuros.

Os sótãos podem servir de abrigo para pássaros e morcegos.

‘Ecossistema vivo’

O empreendimento contará com quatro pátios temáticos (“Erven” em holandês) inspirados nos tradicionais quintais de fazendas holandesas.

Imagens cedidas por White Arkitekter/WAX

O projeto foi concebido para se tornar neutro em carbono ao longo do tempo e contará com características sustentáveis, como sistemas de recuperação de calor e frio, estacionamento para bicicletas, áreas para entrega de encomendas e veículos elétricos compartilhados.

A equipe de projeto inclui White Arkitekter, SeARCH, Space&Matter, Atlas Architects e DS Landschapsarchitecten. O empreendimento The Erven está sendo desenvolvido por Timpaan e Blauwhoed.

Oskar Norelius, arquiteto principal da White Arkitekter, disse : “O Erven demonstra como os bairros do futuro podem ser construídos tendo a natureza como ponto de partida – em madeira, materiais de base biológica e com a comunidade no seu cerne.

Imagens cedidas por White Arkitekter/WAX

“O conceito de design para esta fase do Lincolnpark foi inspirado nas tradições locais, mas reinterpretando-as de uma forma contemporânea, onde edifícios, natureza e pessoas formam um ecossistema vivo.”

Related posts

Acciona construirá estrada em São Paulo por 334 milhões de euros

Esfera no estilo de Las Vegas planejada para complexo de entretenimento em Maryland

Uma equipe da UCL usa sensores de baixo custo para mapear o calor em Londres