Foram anunciados os planos para “The Erven”, um bairro de madeira com 519 casas em Hoofddorp, a 20 km a sudoeste de Amsterdã, na área de desenvolvimento de Lincolnpark.
Os edifícios com estrutura de madeira laminada cruzada serão isolados com materiais de base biológica, como palha e fibra de madeira, e revestidos com materiais naturais e reutilizados, incluindo madeira, junco, fibra de cânhamo, cal e chapas de alumínio recicladas.
Os telhados serão cobertos com telhas de junco ou madeira, muitos combinados com vegetação e painéis solares.
As fundações utilizarão concreto e cascalho reciclados, com estruturas modulares flexíveis capazes de se adaptar a usos futuros.
Os sótãos podem servir de abrigo para pássaros e morcegos.
‘Ecossistema vivo’
O empreendimento contará com quatro pátios temáticos (“Erven” em holandês) inspirados nos tradicionais quintais de fazendas holandesas.
O projeto foi concebido para se tornar neutro em carbono ao longo do tempo e contará com características sustentáveis, como sistemas de recuperação de calor e frio, estacionamento para bicicletas, áreas para entrega de encomendas e veículos elétricos compartilhados.
A equipe de projeto inclui White Arkitekter, SeARCH, Space&Matter, Atlas Architects e DS Landschapsarchitecten. O empreendimento The Erven está sendo desenvolvido por Timpaan e Blauwhoed.
Oskar Norelius, arquiteto principal da White Arkitekter, disse : “O Erven demonstra como os bairros do futuro podem ser construídos tendo a natureza como ponto de partida – em madeira, materiais de base biológica e com a comunidade no seu cerne.
“O conceito de design para esta fase do Lincolnpark foi inspirado nas tradições locais, mas reinterpretando-as de uma forma contemporânea, onde edifícios, natureza e pessoas formam um ecossistema vivo.”
Fonte: Global Construction Review