Uma equipe formada por BC Building Consulting, RINA, STI Engineering, WSP e Zaha Hadid Architects (ZHA) venceu o concurso de projeto para o Hospital Malpensa, no norte da Itália, localizado entre Milão e Varese.
A estrutura de 90.000 m², com cinco andares acima do solo e um nível subterrâneo, conectará os antigos hospitais de Gallarate e Busto Arsizio, formando uma única instalação.
Um design modular permitirá expansão futura e reconfiguração funcional em situações de emergência.
O local contará com vias de circulação exclusivas para visitantes, pacientes, funcionários e mercadorias, a fim de minimizar o risco de contaminação.
Elevadores separados para materiais médicos, mercadorias e resíduos estão localizados em locais que evitam interferências, assim como um sistema automatizado de entregas.
Ao nível do solo, uma “Rua Principal” funciona como o eixo público central, conectada à praça de entrada e à área ajardinada circundante.
O campus engloba a Cascina dei Poveri, um antigo complexo rural que remonta ao século XII.
Clínicas de primeiro e segundo nível estarão localizadas próximas a serviços de saúde materno-infantil, reabilitação, laboratórios e logística.
Um bloco cirúrgico multifuncional abrigará serviços de emergência, cirurgia, áreas de terapia intensiva, além de salas de radiologia, intervenção e diagnóstico.
O hospital foi encomendado pela Autoridade Regional de Saúde da Lombardia e está ligado a transportes públicos, ciclovias e passeios pedonais.
Os espaços interiores foram projetados para otimizar a luz natural e reduzir a poluição sonora, e incluem acabamentos naturais como madeira e tecidos.
As fachadas são compostas por painéis modulares de alumínio para proteção contra a chuva e jardineiras integradas para reduzir o sombreamento solar.
Fonte: Global Construction Review